FILOMENA GOMES

Filomena Gomes licenciou-se em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, em 2008, e desde então reúne várias experiências profissionais obtidas em 5 países. O início da sua carreira internacional deu-se durante o quinto ano da licenciatura, onde completou um estágio em San José, na Califórnia. Assim que terminou a licenciatura, começou a sua atividade profissional em Portugal, maioritariamente como nutricionista clínica. Um ano depois, foi selecionada entre mais de 10000 candidatos para o estágio oficial da Comissão Europeia, em Bruxelas, onde trabalhou com legislação alimentar (alegações nutricionais e de saúde), e em 2010 mudou-se para Londres, onde iniciou o Doutoramento em Ciências da Nutrição, no King´s College London. Conduziu vários estudos para determinar a associação entre o estado nutricional e os desfechos clínicos no pós-AVC, e também colaborou no desenvolvimento de guidelines nacionais sobre o suporte nutricional nesta patologia e recomendações nutricionais para a prevenção secundária de AVCs. No final do Doutoramento, teve a oportunidade de trabalhar como nutricionista clínica da Unidade de AVCs do St. Thomas´ Hospital, em Londres, e posteriormente, como investigadora num projeto sobre desnutrição em idosos na comunidade, ainda no mesmo hospital.
Em 2015, juntamente com a sua família transferiu-se para Zurique, e criou dois empregos, em duas cidades diferentes (Aarau e Vitznau). Num emprego desenvolveu um novo Serviço de Nutrição numa clínica de reabilitação para doenças neurológicas, com o intuito de melhorar o estado nutricional dos doentes para maximizar o seu potencial de reabilitação, e criou várias oportunidades de investigação. No segundo, integrou uma equipa de investigação de um hospital onde teve a oportunidade de colaborar em ensaios clínicos randomizados sobre desnutrição em contexto hospitalar e também conceptualizou e coordenou o desenvolvimento das “ESPEN guidelines on nutritional support for polymorbid internal medicine patients”.
Em 2018 mudou-se para Nova Iorque, onde iniciou funções numa área de atuação bem diferente: nutrição em saúde pública. Enquanto “Program Manager” no Sackler Institute for Nutrition Science (um instituto que pertence à New York Academy of Sciences, localizado no coração de Nova Iorque), a Filomena colabora com várias organizações (UNICEF, OMS, Bill & Melinda Gates Foundation, etc.) para desenvolver diversos projetos de nutrição, muitos dos quais visam combater problemas nutricionais nos países em desenvolvimento (por exemplo, deficiência de tiamina no Cambodja, ou múltiplas deficiências nutricionais em grávidas em Madagáscar). No pouco tempo livre que resta, a Filomena conclui projetos de investigação em nutrição clinica, como meta-análises sobre o efeito do suporte nutricional em doentes hospitalizados. É autora de vários artigos publicados em revistas científicas internacionais (incluindo no “The Lancet”) e de um capítulo de livro, sobre suporte nutricional em doenças neurológicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Congresso da Ordem dos Nutricionistas

Organização

Ordem dos Nutricionistas
LogoON grey

Secretariado

Para mais informações sobre o congresso por favor contactar:
Abreu Events - Escritório de Lisboa
 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 (+351) 21 415 6125